Melhor idade

Os benefícios da creatina para idosos

Mesmo que o  processo de envelhecimento seja algo natural, nada nos impede de buscarmos alternativas que nos auxiliem a manter nossa vitalidade e qualidade de vida. Dentro desse conjunto de estratégias, a suplementação alimentar é um importante componente. Nesse artigo, vamos falar dos benefícios da creatina para idosos, que é um suplemento que tem se destacado atualmente. 

Muito popular no mundo fitness, a creatina também possui uma série de benefícios que vão muito além do aumento da performance esportiva, atuando de forma relevante no contexto dos idosos. Tendo em vista tamanha importância, destacaremos alguns dos principais benefícios da creatina para idosos e explicaremos do que se trata.

novo cartão benefício inss

Descubra as vantagens do Novo Cartão de Benefícios do INSS

O que é a creatina e como ela funciona

Ainda que muitas pessoas não saibam, a creatina é um composto produzido naturalmente pelo nosso corpo. Ela é encontrada, principalmente, nos músculos, mas também no cérebro. 

Sua função concentra-se em aumentar a produção de ATP, que é a principal moeda energética das nossas células. Dessa forma, é justamente essa capacidade de prover energia onde é mais necessário que confere à creatina seus diversos benefícios. Confira os principais:

Melhora a função muscular e deixa os ossos mais fortes

Notadamente, um dos maiores desafios do envelhecimento é a perda de massa muscular, que também é conhecida como sarcopenia. Nesse sentido, os benefícios da creatina para idosos tem se destacado nesse quesito, já que ela é uma poderosa aliada na luta contra essa condição. 

Em outras palavras, ao suprir os músculos com mais energia, a creatina permite que haja uma melhor performance em atividades físicas, tanto de resistência quanto de força. Como consequência, nota-se um aumento da massa muscular.

Ademais, há fortes indícios de que a creatina também pode auxiliar na saúde óssea. Nesse contexto, o estímulo ao exercício de resistência, proporcionado pela suplementação de creatina, pode ser um fator benéfico para a densidade óssea. Como resultado, pode-se notar a prevenção ou retardamento do desenvolvimento de osteoporose.

Melhora a saúde cerebral

É preciso destacar um outro grande benefício da creatina para idosos, que abarca a saúde cerebral. Na prática, assim como os músculos, o cérebro também requer grandes quantidades de energia para funcionar corretamente. Nesse sentido, a creatina contribui para essa demanda. Conforme estudos têm mostrado, a suplementação com creatina pode melhorar a capacidade cognitiva em idosos. Dessa forma, nota-se um impacto positivo sobre funções como memória e capacidade de atenção.

Publicidade
exercícios para memória

Conheça 9 exercícios de memória para terceira idade que são muito poderosos

Contribui com a saúde cardiovascular

Um aspecto central da saúde, sobretudo, da população idosa é a sua condição cardiovascular. Por isso, no que diz respeito à saúde do coração, é preciso destacar a relevância da creatina. 

A creatina tem sido associada a uma redução nos níveis de triglicerídeos, que são um fator de risco para doenças cardíacas. Ademais, ao melhorar a capacidade de exercício, a creatina pode indiretamente contribuir para a saúde cardiovascular.

Gestão de doenças neurodegenerativas

Importa salientar como benefício da creatina para idosos um fator que alguns estudos têm sugerido, relacionado com as doenças neurodegenerativas. Nesse sentido, algumas pesquisas sugerem que a creatina pode ser útil na gestão de doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson e a doença de Huntington.

Controle de glicose

Como se não bastasse, outro benefício da creatina para idosos está no seu papel de ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. Para os idosos, esse é um aspecto de suma importância, sobretudo àqueles com diabetes ou com risco de desenvolver a doença.

Importante: sempre consulte um profissional

Conforme foi possível notar, a creatina é capaz de trazer uma série de benefícios à saúde dos idosos. Para a maioria das pessoas, é uma substância segura. No entanto, é muito importante que se tenha em mente o fato de cada indivíduo ser único. Portanto, antes de iniciar qualquer suplementação, é preciso consultar com um profissional de saúde. Apenas ele poderá fornecer a orientação adequada para cada caso.

Em suma, a creatina para idosos tende a trazer consigo uma série de benefícios para a saúde. Dessa forma, com o devido acompanhamento profissional, essa substância possui um enorme potencial de atuar como aliada para um envelhecimento saudável e ativo.

Manoela Lopes

Jornalista e escritora. Apaixonada por contar boas histórias e ajudar as pessoas com o meu conhecimento. Prazer, pode me chamar de Manu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *