Mamãe e bebê

Pés inchados na gravidez: como evitar com 5 hábitos fáceis

Todas as mulheres sabem que a experiência de gravidez é um marco extraordinário na vida daquelas que decidem ser mães. No entanto, no mesmo combo do prazer e da satisfação, estão os pés inchados na gravidez. 

Certamente, sua ocorrência não diminui a alegria que a maternidade traz consigo. Contudo, nada mais justo do que encontrar maneiras de evitar esse incômodo durante o momento mais feliz da vida dessas mulheres, não é mesmo?

Então, por sabermos que os pés inchados na gravidez são uma realidade que acompanha a maioria das mulheres, trouxemos algumas dicas de hábitos capazes de evitar esses sintomas. Siga a leitura e descubra quais são eles:

1. Eleve seus pés

Quando o assunto é aliviar o inchaço dos pés, é preciso levar em consideração a ação da gravidade. Na prática, o ato de elevar os pés contribui nesse sentido,  pois, nessa posição, o retorno do sangue ao coração é facilitado. 

Além disso, a pressão nas veias dos membros inferiores também é aliviada. Portanto, tente colocar os pés para cima, usando almofadas ou travesseiros, sempre que estiver sentada ou deitada. Ainda que seja uma elevação de poucos centímetros, isso pode fazer uma diferença notável.

mãe de primeira viagem

Coisas que toda mãe de primeira viagem deve saber

2. Mexa-se

Outro aspecto fundamental na gravidez é o movimento. Sobre isso, estudos têm demonstrado que o exercício regular pode diminuir o inchaço, além de melhorar a circulação sanguínea.

Além dessas melhorias, movimentar-se contribui para melhorar o seu humor e até mesmo facilitar um parto mais tranquilo. Dentre as práticas mais recomendadas, caminhar é uma atividade especialmente útil, já que é de baixo impacto e pode ser facilmente adaptada para se adequar ao conforto e às limitações de cada gestante. 

No entanto, é sempre indispensável que você consulte o seu médico antes de iniciar e/ou modificar qualquer rotina de exercícios durante a gravidez.

Publicidade

3. Hidrate-se

O fato de beber bastante água durante a gravidez é decisivol por uma série de razões. Um dos benefícios que esse hábito traz é a redução do inchaço nos pés. Isso porque a água ajuda a eliminar os resíduos do corpo e mantém o sistema urinário saudável, o que pode contribuir no sentido de evitar o inchaço. 

Dessa forma, tente sempre manter uma garrafa de água por perto. Esse hábito tornará a sua ingestão de água mais frequente ao longo do dia, evitando que você beba grandes quantidades de uma só vez.

4. Alimentos diuréticos

Se você quer evitar pés inchados na gravidez, não ignore esse hábito: incorporar alimentos diuréticos na sua dieta. Essa é, com certeza, uma maneira eficaz de combater o inchaço dos pés durante a gravidez. 

Dentro desse grupo de alimentos, estão a melancia, os aspargos, o pepino e o aipo, por exemplo. Eles podem ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos, de modo que o inchaço seja reduzido. 

Ademais, esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais, o que os torna altamente recomendados para a saúde da mãe e do bebê. Porém, vale ressaltar que é preciso sempre consultar o seu médico antes de estabelecer a sua rotina alimentar, considerando suas especificidades.

amamentação

Veja quais são os 5 desafios da amamentação e como superá-los

5. Massagem nos pés

Por último, mas não menos importante, pés inchados na gravidez podem ser evitados com massagens delicadas nos pés. Essa prática pode fazer verdadeiras revoluções no que diz respeito a aliviar o inchaço. 

Além do fato de ser relaxante, a massagem estimula a circulação sanguínea, o que ajuda a reduzir o edema. Lembre-se, nesse sentido, de usar movimentos suaves, evitando pressionar áreas doloridas.

Agora que você já sabe quais são os hábitos que podem ajudar a aliviar os pés inchados na gravidez, comece a praticá-los o quanto antes. Antes de qualquer coisa, lembre-se sempre de consultar um médico, a fim de que seu corpo seja devidamente respeitado, de acordo com suas necessidades e limitações.

Acima de qualquer coisa, preze por ser gentil com você mesma. Sem sombra de dúvidas, a gravidez é uma etapa fantástica na vida das mulheres, mas também é cheia de desafios. Por isso, é normal sentir desconforto e sintomas físicos adversos.

Portanto, haja sempre com paciência e autocuidado. Para ajudar, use as estratégias corretas, de acordo com as suas necessidades. O grande objetivo é sempre minimizar seus desconfortos, de modo que você possa aproveitar ao máximo esse momento.

Publicidade

Manoela Lopes

Jornalista e escritora. Apaixonada por contar boas histórias e ajudar as pessoas com o meu conhecimento. Prazer, pode me chamar de Manu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *