Calendário vacinal para gestantes: 5 vacinas obrigatórias para grávidas
Um dos pontos mais importantes a serem atentados durante a gravidez é o calendário vacinal para gestantes. Sabemos que a gestação é uma fase especial e muito importante na vida das mulheres. Por isso, é preciso que as vacinas estejam em dia.
Durante a gestação, tanto a mãe quanto o bebê precisam tomar cuidados especiais em relação à sua saúde. E está comprovado que uma das formas mais eficientes de se proteger contra diversas doenças é por meio da imunização.
Dessa forma, a vacinação durante a gravidez pode ajudar a proteger a mãe e o bebê de doenças graves, assim como de complicações que podem ser perigosas.
Para que você esteja ciente das vacinas necessárias durante a gestação, organizamos um calendário vacinal para gestantes. Nele, você encontrará 5 vacinas obrigatórias para grávidas. Tomamos como base as recomendações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm):
1. Difteria, tétano e coqueluche (dTpa):
A vacina dTpa, que consiste na Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, é recomendada para todas as gestantes a partir da 20ª semana de gestação.
Ela protege contra difteria, tétano e coqueluche, que são doenças que podem ser bastante perigosas para o bebê. No caso de mais gestações, a mulher deve tomar a vacina dTpa em cada uma de suas gestações.
2. Influenza (gripe):
A vacina contra a gripe é extremamente importante para as gestantes. Essa vacina é recomendada em qualquer fase da gestação, podendo ser realizada em qualquer época do ano. No entanto, vale ressaltar que ela é especialmente importante durante a temporada de gripe.
Ainda que muitas pessoas não saibam, a gripe pode causar complicações graves durante a gravidez, como pneumonia e parto prematuro.
3. Hepatite B:
A vacina contra a hepatite B é recomendada para as gestantes que são suscetíveis à doença, isto é, que nunca foram infectadas e/ou vacinadas. Dessa forma, a vacinação pode prevenir a transmissão do vírus da mãe para o bebê durante o parto.
4. Febre Amarela:
A vacinação contra a febre amarela é recomendada para as gestantes que vivem em áreas de alto risco para a doença ou que viajarão para lugares que apresentem risco.
Contudo, vale ressaltar que a vacina contra a febre amarela só deve ser administrada se o risco de exposição for alto, pois existem riscos teóricos para o feto, que estão associados à vacina.
5. COVID-19:
A maioria das organizações de saúde, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que as mulheres grávidas sejam vacinadas contra a COVID-19, pois a doença pode ser mais grave em mulheres grávidas, podendo, inclusive, aumentar o risco de parto prematuro.
Vale ressaltar que é fundamental dialogar sobre o calendário vacinal para gestantes com o seu médico. Como em todas as situações associadas à saúde no geral e à gravidez em particular, cada pessoa tem necessidades únicas. Por isso, uma abordagem individualizada para a imunização é indispensável.
Além disso, a vacinação é uma parte essencial dos cuidados de saúde durante a gravidez, sendo capaz de oferecer proteção para você e para o seu bebê. Consulte o seu médico e garanta que o calendário vacinal para gestantes seja respeitado, de acordo com as suas particularidades.