Como manter a individualidade no relacionamento
A individualidade é um dos pilares fundamentais para um relacionamento saudável e duradouro. A construção de um relacionamento saudável e duradouro sempre será um processo complexo que envolve a interseção de duas vidas individuais.
É muito fácil se perder no turbilhão da paixão e esquecer que, além de sermos parte de um par, somos também indivíduos. Nesse artigo vamos falar a respeito dessa peça fundamental em todo relacionamento: a individualidade.
Não corra atrás de quem sabe onde te encontrar! Saiba recomeçar quando preciso…
A importância de ficar a sós de vez em quando
É sempre importante destacar que um dos elementos cruciais para manter a individualidade no relacionamento é a preservação do tempo pessoal. Você precisa ter seus momentos a sós, ter seu espaço de reflexão livre e ter seus momentos para relaxar. Assim como a outra pessoa também precisa disso.
Em um relacionamento, é fácil se enredar na rotina diária de fazer coisas juntos. E muitos casais acabam se “estranhando” justamente por se acostumarem a incluir o outro em qualquer tarefa. E muitas vezes, o outro quer apenas fazer outra coisa, numa boa. Embora essas experiências compartilhadas sejam valiosas e ajudem a fortalecer os laços, é igualmente importante reservar um tempo para si mesmo e deixar o outro ter também.
Este tempo pessoal permite que você cultive seus interesses, desenvolva sua identidade e recarregue suas energias. Esse tipo de individualidade saudável acaba sendo benéfica pro relacionamento, pois proporciona o ambiente ideal para aquela saudade boa que sentimos quando estamos longe do nosso ser amado.
Nutrindo os hobbies
Outra maneira de manter a individualidade é você continuar a nutrir os hobbies e interesses que você tem. Não é porque você agora tem um parceiro ou parceira, que tudo aquilo que você é, deve ser esquecido. Manter as coisas que você amava antes do relacionamento é uma maneira de garantir que você não perca sua identidade.
Além disso, ter esse tipo de comportamento, pode trazer uma nova dimensão para o seu relacionamento, introduzindo o seu parceiro a algo novo e excitante. Não é incomum que esses hobbies tornem-se também uma atividade do casal e vocês passem a compartilhar uma paixão em conjunto.
Por isso, seja música, pintura, caminhada, leitura ou qualquer outra atividade que você ama, não a abandone quando entrar em um relacionamento. Permita-se continuar a explorar e desenvolver esses interesses. E, de vez em quando, se o seu parceiro topar, façam essas atividades juntos. Tudo na vida é equilíbrio!
5 séries de romance na Netflix para você maratonar esse final de semana!
Manutenção de amizades fora do relacionamento
Esse é um dos tópicos que mais as pessoas reclamam de alguém que começa a namorar. A pessoa entra num relacionamento e de repente, esquece dos amigos. Passa a não nutrir mais a sua individualidade enquanto ser humano, que tem seu passado e seus amigos queridos.
Seus amigos são uma parte importante de quem você é! Eles oferecem uma perspectiva diferente e podem oferecer suporte em momentos de necessidade. Além disso, passar um tempo com amigos permite que você se desconecte do seu relacionamento por um tempo e tenha experiências diferentes. E esse “diferente” não é ruim. É apenas você interagindo com o mundo. Isso vale também para o seu parceiro, é claro!
A amizade é um aspecto vital da vida que não deve ser negligenciado ao entrar em um relacionamento. Mantenha contato regular com seus amigos, participe de atividades juntos e valorize esses relacionamentos. Nutrir suas amizades é um dos pilares de uma individualidade saudável dentro de um relacionamento. Afinal, você precisa dividir suas questões com outras pessoas que não sejam sempre o seu parceiro (a).
Um relacionamento saudável e duradouro é baseado no respeito mútuo e na manutenção da individualidade. Do contrário, seu relacionamento pode até virar um incômodo para os dois. E isso não é sinônimo de amor e parceria!
Tenha em mente que para se viver um relacionamento saudável, cheio de alegrias e surpresas boas, você tem que primeiro amar a si próprio. E amar a si é um ato individual e é um mergulho profundo em si mesmo. O autoconhecimento sempre é a chave para qualquer questão na vida! Portanto, valorize sua individualidade, pois é com ela que você interage bem com o mundo.