Melhor idade

6 benefícios da Terapia Ocupacional para idosos

A terapia ocupacional para idosos é uma profissão vital na promoção do bem-estar e da qualidade de vida na melhor idade. O papel do terapeuta ocupacional é ajudar as pessoas a realizarem as atividades que são importantes para elas, melhorando a sua independência e satisfação na vida cotidiana. É uma profissão absolutamente necessária e gratificante.

O terapeuta ocupacional pode promover a qualidade de vida dos idosos através de uma variedade de intervenções, incluindo o treinamento de habilidades motoras, aconselhamento e a adaptação do ambiente doméstico. 

Abaixo estão listados 7 benefícios notáveis da terapia ocupacional para idosos que você precisa conhecer. 

cheiro de idoso

O “mistério” do cheiro do idoso. Entenda a ciência que explica esse fenômeno!

Promoção da Independência do idoso

A terapia ocupacional para idosos ajuda a manter e até melhorar a sua independência. Por meio do desenvolvimento de habilidades diárias, como vestir-se, cozinhar e se movimentar com segurança, os idosos podem continuar vivendo de forma autônoma e satisfatória. Um profissional terapeuta ocupacional tem maneiras específicas de atuar nesse sentido e pode acrescentar e muito na vida do idoso e de sua família nesse sentido.

O profissional saberá personalizar o tratamento para cada necessidade do idoso, estimulando suas funções cognitivas e tornando-o cada vez mais independente dentro de sua própria individualidade. Atividades motoras, de memória, atenção e concentração, fazem parte das medidas tomadas pelo terapeuta ocupacional.

Prevenção de Quedas

Os terapeutas ocupacionais são especializados em avaliar os riscos dentro de um ambiente doméstico e podem recomendar modificações para prevenir quedas. Isso pode incluir a instalação de barras de apoio, a redução de obstáculos, e o aconselhamento sobre técnicas seguras de movimentação. Esse profissional poderá ajudar o idoso a se proteger contra quedas, que são muito comuns nessa fase da vida. 

A terapia ocupacional para idosos tem uma visão holística sobre como proporcionar bem-estar à vida na terceira idade. Então, até elementos externos que não tenham a ver especificamente com o corpo e a mente do idoso, são considerados. 

exercícios para memória

Veja 9 dicas de Exercícios para Memória na Terceira Idade que são muito poderosos

Gerenciamento de doenças crônicas

A terapia ocupacional para idosos pode ajudar a gerenciar doenças crônicas, como artrite e demência, através de estratégias adaptativas. Eles ensinam técnicas de autocuidado, exercícios para manter a mobilidade e estratégias para aprimorar a memória e a cognição.

Publicidade

Além do mais, a terapia ocupacional servirá também como um apoio à família do idoso, pois este profissional é capaz de analisar e identificar quais são as atividades que poderão proporcionar ao idoso uma melhora na sua condição geral. 

Melhoria da Saúde Mental

A terapia ocupacional para idosos tem um papel fundamental na promoção da saúde mental dos idosos. Através de atividades significativas, interações sociais e estratégias de enfrentamento, os terapeutas podem ajudar a reduzir sentimentos de solidão, depressão e ansiedade.

É muito importante que a pessoa idosa se sinta ativa e que ela possa realizar atividades de interação social e cultural, melhorando sua autoestima e proporcionando alegria. O idoso que tem uma rotina de atividades pensadas para ele, comprovadamente têm mais qualidade de vida e alegria na terceira idade.

Suporte ao Cuidador

Os terapeutas ocupacionais não só apoiam os idosos, mas também os seus cuidadores, que podem ser e geralmente são, seus próprios familiares. Eles oferecem conselhos práticos e emocionais, ajudando a aliviar o estresse e a criar um ambiente de cuidado efetivo e sustentável.

Além do mais, oferece à família do idoso, conselhos profissionais sobre como lidar com determinadas situações específicas da particularidade do idoso. Isso por si só é um ganho para todos, pois esse profissional trará ações que visem sempre a autonomia e independência do idoso, mesmo em idade avançada.

terapia ocupacional para idosos
Melhora da qualidade de vida com a terapia ocupacional para idosos

Melhoria da qualidade de vida

Ao permitir que os idosos continuem a fazer as coisas de que gostam e que lhes dão um propósito, a terapia ocupacional melhora significativamente a sua qualidade de vida. De forma bem sintética, essa é a principal função da terapia ocupacional para idosos: promover o bem-estar e qualidade de vida. 

Como as atividades do corpo e da mente dos idosos vão mudando com o tempo, preservar o máximo possível daquilo que lhe era familiar e do seu gosto pessoal, pode ser um desafio. Mas a terapia ocupacional é capaz de ajudar no resgate dessas atividades adaptadas, é claro, ao momento específico do idoso.

Tornando-se um Terapeuta Ocupacional

Para se tornar um terapeuta ocupacional no Brasil, é necessário um diploma de bacharelado em Terapia Ocupacional de um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Após a conclusão do curso, o indivíduo deve se registrar no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) para poder praticar.

Em relação ao salário, de acordo com o relatório mais recente, o salário médio de um terapeuta ocupacional no Brasil é de aproximadamente R$3.100,00. Entretanto, o salário pode variar dependendo da experiência, localização e especialização do profissional.

A terapia ocupacional é uma carreira recompensadora, que oferece a oportunidade de fazer uma diferença significativa na vida dos idosos. Para aqueles que têm um desejo genuíno de ajudar os outros, esta pode ser uma profissão que lhe trará muito propósito na vida!

Publicidade

Carol Mendes

Jornalista, escritora e muito interessada em distribuir conhecimento pelo mundo. Alguém que está no mundo para fazer algo que ainda ninguém fez. Ou pelo menos não da mesma forma! Muito prazer, meu nome é Carol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *