Mamãe e bebê

Diferenças na gravidez de menino e menina: mitos e verdades

Será mesmo que existem diferenças significantes na gravidez de meninos e meninas? Ou quem sabe até, se podemos descobrir o sexo do bebê antes de fazer o ultrassom?

Confira nesse artigo se tudo aquilo que a gente já ouviu falar sobre as diferenças na gravidez de menino e menina é verdade mesmo. Vamos falar sobre estudos cientificamente comprovados e também sobre o que é crendice popular.

Aproveite esse artigo e prepare-se melhor para receber o seu bebê! 

melhores sites para comprar coisas de bebê

Conheça os 6 melhores sites para comprar coisas de bebê! Você vai amar!

Afinal, existe diferença mesmo na gravidez de menino e menina?

Existe um estudo realizado na Austrália que foi feito com 600 mil crianças que comprovou que a gravidez de meninos, grande parte das vezes, são mais “agitadas”. 

Esse estudo diz que o sexo masculino por ter um cromossomo Y que é então compartilhado na corrente sanguínea da mãe durante a gestação, pode desencadear algumas situações conflitantes. Para esclarecimento, meninos tem cromossomos XY e as meninas, cromossomos XX.

De acordo com o estudo, a gravidez de meninos pode aumentar o risco de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia ou até mesmo um parto prematuro. Mas fique bem tranquila que isso não significa que toda mãe que está grávida de um menino, terá esse risco aumentado. Existem muito mais fatores que influenciam nesse sentido e cada caso é um caso. 

O hormônio HCG: qual a influência dele na gravidez de menino e menina?

O hormônio HCG é um hormônio que a mulher libera bem no início da gestação e ele é liberado até 12 semanas após o início da gestão. Após esse período, a placenta começa a atuar e o HCG começa então a diminuir. Basicamente, à medida que a mulher vai aumentando a produção de HCG, os sintomas da gravidez começam a ficar mais acentuados.

Publicidade

Esses sintomas são aqueles clássicos que todas as mães começam a sentir bem no começo da gravidez, tais como: sono, sensibilidade nos seios, enjoos mais constantes, sangramentos discretos, alteração no humor, cansaços, aumento da temperatura basal e por aí vai… 

O que ocorre, de acordo com relatos de muitas mulheres, é que esses sintomas iniciais, por conta da produção do HCG, são sentidos com mais potência em gravidez de meninas. 

Isso ocorre, porque na gravidez de meninas, a mulher produz cerca de 10% a mais do hormônio HCG, o que explica perfeitamente o porquê dessas sensações serem mais fortes.

Mas é bom ressaltar que, apesar das evidências, só porque você está enjoando muito mais, por exemplo, não significa então que você está grávida de uma menina. Isso é apenas um indício mas não uma confirmação. 

mãe de primeira viagem

Descubra algumas coisas que toda mãe de primeira viagem deve saber!

Desvendando mitos populares na gravidez de menino e menina

Formato da barriga

Um mito popular muito comentado pelas pessoas é sobre o formato da barriga da mulher. Costumam dizer que se o formato for pontudo é um menino e quando é arredondado é uma menina. Isso não passa de uma crendice popular. 

Até porque a barriga vai mudando muito durante a gestação e isso ocorre de acordo com a posição do útero da mulher e também da posição que o bebê está dentro da barriga. 

Tamanho da barriga

Um fator que podemos considerar como “verdade” é que se a barriga for muito grande, pode ser um menino. Isso porque, em média, os meninos costumam ser 10% maiores que as meninas. Então, isso sim poderá ser um indício de gravidez de menino e menina. Mas é claro que aqui também entram fatores genéticos dos pais. 

Tenha em mente que o que mais vai interferir no tamanho da barriga é a retenção de líquidos. Isso interfere muito mais do que simplesmente o tamanho do bebê. Isso porque quando o corpo está com retenção de líquidos, o corpo todo vai responder com inchaços generalizados. Então não pense que só porque você está com um barrigão, que você terá um menino. 

A temperatura climática também interfere na retenção de líquidos, portanto, no verão certamente a mãe estará mais inchada do que em outros momentos do ano. E, aproveitando como dica, para quem está sofrendo de retenção de líquidos: capriche no consumo de água! 

Publicidade

Batimento cardíaco do bebê

Há quem fale também que o batimento cardíaco do bebê é um indício para gravidez de menino e menina. Dizem que se o bebê tiver batimentos acima de 140 bpm, provavelmente será uma menina, porque as meninas supostamente teriam o batimento cardíaco mais acelerado. Isso não é verdade, é apenas lenda urbana! 

A gravidez de menina rouba a beleza da mãe

Já adiantamos que isso é uma grande mentira. Não existe nenhuma evidência científica sobre o assunto. Isso é mais uma daquelas falácias absurdas que envolvem a nossa sociedade que estimula a competição entre mulheres. E o mais bizarro é trazer esse tipo de conversa no âmbito da relação entre mães e filhas. Mas isso é papo para outro artigo, não é mesmo?

A mudança no corpo e aparência geral da mulher se dá por conta de hormônios que o corpo está produzindo para se preparar para o tão sonhado momento. E, ao contrário dessa péssima falácia popular, a mulher, seja na gravidez de menino ou menina, fica linda de viver, pois está exercendo a coisa mais preciosa que é conceber uma vida.

Desejo por doces

Outra lenda popular é de que quando a mulher está esperando uma menina, a mulher tem mais desejo por doces. Isso é mentira. 

Publicidade

Seios maiores na gravidez de menino e menina

Outra crendice popular acerca da gravidez de menino e menina é que se a mulher está com seios muitos grandes é porque estão o bebê é do sexo masculino. Isso também é um mito. 

Gravidez de menino e menina: como posso descobrir antes do ultrassom?

É claro que todos esses sintomas e situações que descrevemos ao longo do artigo podem acontecer com você e, muito provavelmente, irão acontecer. Mas isso não diz respeito exclusivamente ao sexo do bebê. Isso são sintomas da gestação em si. 

Até porque você poderá ter diferenças significativas de uma gravidez para outra. É claro que já ter passado por uma gravidez anteriormente dá um certa experiência no assunto, mas ainda assim, cada gestação terá suas devidas particularidades.

Mesmo assim, apesar de tanta crendice popular, vamos te mostrar dicas de como você pode descobrir o sexo do bebê antes do ultrassom. 

amamentação

Conheça os 5 principais desafios da amamentação e prepare-se melhor para esse momento muito importante!

Você sabe qual foi o dia da sua relação sexual e o dia da sua ovulação? 

Se você tiver essas informações consigo você tem grandes chances de saber o sexo do bebê. Isso se dá pelo fato de que quem tem relação dois dias antes da ovulação, tem 80% de chance de estar grávida de uma menina. Portanto, ao saber essas informações, você tem 80% de chance de saber o sexo do bebê antes do ultrassom.

E, se você teve relação no dia da ovulação, você tem então 80% de chance de estar grávida de um menino. 

Sexagem fetal

É um exame de sangue não invasivo que pode dizer se você está grávida de um menino ou menina. Porém, há uma pequena chance do exame não ser preciso se por acaso você tiver tido um aborto de um menino há pouco tempo. 

O que ocorre é que, durante a gestação, o sangue da mãe e do bebê é compartilhado. Então, se houver na corrente sanguínea da mãe um cromossomo Y (que só os homens tem), então o exame apontará para uma gravidez de menino. Só que se você sofreu um aborto de um bebê do sexo masculino ocorrido pouco tempo antes, o exame pode sair errado por conta deste detalhe. 

E como faz para saber com precisão o sexo do bebê? 

Bom, aí você terá que esperar cerca de 16 a 18 semanas de gestação para então realizar um ultrassom que poderá lhe dar a resposta definitiva. Mas mesmo assim, erros podem acontecer pois o exame de Ultrassom forma imagens a partir dos sons que o aparelho consegue captar.

Mas apesar de poder acontecer erros, a chance de erro no caso do Ultrassom é bem pequena. À medida que a gestação vai evoluindo, essa chance diminui cada vez mais. 

Esperamos que você tenha conseguido obter as informações que precisava sobre gravidez de menino e menina

Carol Mendes

Jornalista, escritora e muito interessada em distribuir conhecimento pelo mundo. Alguém que está no mundo para fazer algo que ainda ninguém fez. Ou pelo menos não da mesma forma! Muito prazer, meu nome é Carol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *