Mamãe e bebê

9 brincadeiras da infância das mamães

Esse conteúdo é destinado às mamães das décadas de 80 e 90, que certamente trazem consigo lembranças maravilhosas de suas brincadeiras de infância. Se você já sonhou em apresentar esse universo que só quem cresceu no século passado teve para os seus filhos, continue lendo esse texto.

Agora, convidamos você a fazer uma viagem no tempo e resgatar essas memórias, não só para reviver sua própria alegria, mas também para criar momentos inesquecíveis com seus filhos. Vamos lá?

Brincadeiras da infância que nossas crianças merecem conhecer

Como boas mamães nostálgicas que somos, elencamos 10 das principais brincadeiras da infância que tivemos a oportunidade de vivenciar durante os anos 80 e 90. Seja na escola, com os vizinhos, na rua ou dentro de casa, o que importa é que todos aqueles que cresceram durante esse período conheceram e brincaram com, pelo menos, algumas delas.

1. Amarelinha:

Com giz e um espaço no chão, a gente fazia milagres! Quem se lembra da diversão que era pular amarelinha? Essa, com certeza, é uma das brincadeiras da infância mais comuns na vida das mamães. Na prática, nós desenhávamos um tabuleiro no chão e nos divertíamos saltando de casa em casa. 

No contexto dos nossos filhos, é bom lembrar que, além de ser uma ótima opção para criarmos conexões com ele, a amarelinha é um excelente exercício físico, pois ajuda a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.

2. Pega-pega: 

Essa é uma brincadeira clássica, não é mesmo? A criançada, reunida na rua, no pátio ou no clube, mexendo o corpo inteiro ao correr atrás dos amiguinhos. Com certeza, essa brincadeira da infância é uma excelente opção de interação entre as mamães e seus pequenos. Ah, e ela ainda ajuda a queimar energia, melhorar a agilidade e a velocidade.

3. Esconde-esconde:

Quem aí se lembra do frio na barriga ao se esconder e esperar ser encontrado? Na infância das mamães dos anos 80 e 90, essa brincadeira era um clássico. Além de ser pra lá de divertido, o esconde-esconde estimula a criatividade e a resolução de problemas.

Publicidade

4. Corda de pular:

Versátil, divertida e dinâmica, a corda de pular também é um clássico da infância do século passado. Seja sozinha, em dupla ou em grupo, pular corda é uma atividade física excelente que ajuda a desenvolver a coordenação motora e o ritmo.

5. Jogos de tabuleiro:

Atualmente, talvez seja o melhor momento para incentivar nossas crianças a conhecerem e experimentarem os jogos de tabuleiro. Em um mundo cada vez mais imerso no ambiente online, seria um desperdício se as mamães não aproveitassem a oportunidade desse tipo de interação com seus filhos.

No time dos jogos de tabuleiro, estão os jogos de damas, xadrez, ludo, entre outros. Das brincadeiras da infância mais adoradas entre os pequenos de antigamente, os jogos de tabuleiro também são ótimos para desenvolver habilidades de pensamento estratégico, além de ensinar sobre ganhar e perder.

6. Piquenique imaginário:

Quem nunca preparou um piquenique com comidinhas de brinquedo? Esta brincadeira permite que a criança explore a imaginação e aprenda sobre a importância de compartilhar. Uma ótima oportunidade de criar laços ainda mais intensos com nossos pequenos, não é mesmo?

7. Massinha de modelar:

Por que não permitir que seu filho solte a criatividade moldando diferentes formas e objetos? Uma brincadeira da infância típica das mamães do final do século passado… Além de ser uma atividade prazerosa, ela ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina e estimula a criatividade.

8. Bolinha de gude:

Um clássico é sempre um clássico. Jogar bolinha de gude fazia parte da rotina de praticamente todas as crianças de antigamente. Ao contrário do que muitos possam pensar, essa brincadeira da infância exige habilidade e estratégia, podendo ser uma ótima maneira de passar o tempo e ensinar a seu filho sobre física básica.

9. Bicicleta:

Andar de bicicleta, nos tempos atuais, pode ser revolucionário, sabia? Isso porque a tendência de nossas crianças é ficar trancadas dentro de casa, absorvendo apenas os jogos eletrônicos que tanto consomem sua energia física e psíquica. Portanto, fica a dica para as mamães: andar de bicicleta não é apenas uma forma de exercício, mas também uma maneira de ensinar seu filho sobre segurança e responsabilidade.

Essas brincadeiras simples e divertidas foram parte integral de nossas infâncias e têm o potencial de criar conexões significativas entre você e seu filho. Então, valorize a oportunidade de passar adiante o prazer que você sentia com suas brincadeiras da infância para os seus filhos. Ao brincar com eles, você estará participando ativamente do seu desenvolvimento, ensinando habilidades importantes e criando memórias que durarão para sempre.

séries de romance

Confira as 5 melhores séries de romance da Netflix para maratonar!

Manoela Lopes

Jornalista e escritora. Apaixonada por contar boas histórias e ajudar as pessoas com o meu conhecimento. Prazer, pode me chamar de Manu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *