Estilo de Vida

Minha mamoplastia redutora: como e porquê tive tanto sucesso

Hoje vou te contar sobre a minha mamoplastia redutora. Esse é um relato pessoal da minha cirurgia que foi realizada no dia 14 de fevereiro de 2023. 

Se você está lendo esse artigo, você deve estar naquela fase que todas nós mulheres passamos quando decidimos finalmente que vamos realizar esse sonho. Sim, eu falo de sonho porque seja por estética ou saúde, essa cirurgia é uma conquista ímpar na vida. Você pode se sentir realmente realizando um sonho porque a sua vida muda.

Porque eu decidi fazer uma mamoplastia redutora

A minha decisão por fazer a mamoplastia redutora foi especificamente por conta de dores crônicas na coluna cervical. Cansei de gastar dinheiro em médicos para eles me mandarem fazer exercícios físicos porque o meu “suposto problema era esse”. Eu tentei de tudo, fiz tudo que me foi recomendado e a minha dor não recuou em nenhum momento. Eu sentia que tinha a ver com o peso dos meus seios. 

E é claro que também, em virtude dos meus seios pesarem, ao passar dos 30 anos (atualmente estou com 33), os meus seios despencaram pela Lei da Gravidade. Então, uma cirurgia de mamoplastia redutora, acaba beneficiando a saúde da coluna e também a estética. E no meu caso, posso afirmar que a minha auto estima foi nas nuvens depois de realizada a cirurgia. 

lace cacheado

Descobrimos qual o segredo que as famosas usam para estarem SEMPRE com aquele cabelo incrível!

Motivos que levam alguém a querer fazer uma mamoplastia redutora

Como qualquer mulher que está buscando por uma mamoplastia redutora, eu fui atrás de ler um monte de coisas a respeito do assunto para me preparar. Afinal, eu pessoalmente nunca tinha realizado nenhum procedimento cirúrgico e busquei acalmar meu coração com informações. 

Eu li muitos relatos que foram ótimos porque até então a gente “sofre sozinha”. Mas depois eu vi que os problemas de ter seios grandes eram iguais ou muito parecidos entre todas as mulheres que falavam sobre o assunto. Então decidi listar os problemas mais comuns para que você se sinta contemplada e tome coragem de fazer a mamoplastia redutora:

  • Dores crônicas na cervical
  • Sutiã que “corta” o ombro
  • Assadura embaixo dos seios
  • Coceira insuportável embaixo dos seios no calor
  • Extrema dificuldade de encontrar um sutiã que seja confortável
  • Mais extrema dificuldade ainda em encontrar um biquíni que segure o seio e ainda seja bonito
  • Dificuldade em encontrar uma camisa, blusinha que sirva bem
  • Ao usar blusa de alcinha, se sentir vulgar de alguma forma
  • Dificuldade para fazer esportes de impacto tipo uma corrida
  • Baixa autoestima com a aparência dos seios

São tantas as questões que dizer que essa cirurgia é um sonho, é a mais pura realidade. A vida muda por completo! 

Diferença entre mamoplastia redutora e mastopexia

Decidi fazer essa explicação porque a cirurgia de mastopexia é um pouco “parecida” com a mamoplastia redutora. Parecida porque a função dela é levantar os seios. Mas a diferença é que a mastopexia não necessariamente reduz o peso das mamas. 

Publicidade

Então de forma bem simples, a mamoplastia redutora, como o próprio nome já diz, vai atuar diminuindo os seios, tirando aquele peso horroroso que sentimos. E a mastopexia vai atuar levantando os seios. Podemos dizer que a mastopexia tem mais a ver com um desejo estético da mulher. 

De toda forma, ao realizar a mamoplastia redutora, automaticamente o seio vai ganhar um aspecto de estar levantando. Então ela é praticamente uma cirurgia com prêmio: além de tirar o peso das suas costas (literalmente), há um ganho estético incrível! 

Pré – Cirurgia: como se preparar para a mamoplastia redutora?

O primeiro passo é você encontrar um profissional que seja qualificado e tenha experiência com mamoplastia redutora. Nesse caso aqui, o barato pode sair caro, então não negligencie a parte de escolher bem o médico. Busque referências na sua cidade sobre o assunto. E, já adianto também, que existe essa cirurgia pelo SUS. Demora um pouco para conseguir realizar mas se você não tem como investir agora, vale a pena entrar na fila. E sim, há muitas boas recomendações dessa cirurgia pelo SUS! 

Ao escolher o médico, ele te pedirá alguns exames pré-cirúrgicos para entender a situação da sua saúde. São exames de sangue e do coração basicamente. E eles são fundamentais. Se o médico escolhido não te pedir isso, saia correndo. Os demais cuidados têm a ver com a sua alimentação e hábitos.

Eu por exemplo parei de fumar um mês antes, comecei a comer bastante fibra nas refeições, principalmente brócolis e não bebi bebidas alcoólicas e nem refrigerantes. 

Minha cirurgia de mamoplastia redutora foi um sucesso do começo ao fim de todo o processo!  

fibras

As fibras são mais importantes do que você imagina! Veja agora 5 motivos para você comer fibras todos os dias…

Pós – Cirurgia: dificuldades e adaptações

No meu caso, o que foi ruim mesmo de tudo foi a questão de dormir. Sim, porque você terá que dormir de barriga pra cima por pelo menos 60 dias. E acredite, você não vai querer violar essa regra porque isso vai impactar na aparência das mamas e no pior dos casos, abrir os pontos. 

Eu não tive problema nenhum com abertura de pontos. Respeitei o limite de levantar os braços e dormi de barriga pra cima mais de 60 dias até “sentir que eu podia” (depois que o médico também liberou). Tem coisas que você vai sentindo que pode e você tem que ouvir o seu corpo. 

Uma coisa chata que você provavelmente vai sentir é aquela vontade de se espreguiçar por completo e não vai poder durante uns 75 dias. Outro ponto é que você vai precisar de ajuda para tomar banho nos primeiros dias, porque você não vai poder levantar o braço para lavar o cabelo. 

Outras coisas importantes são fazer a higienização correta dos pontos e usar o sutiã cirúrgico 24 horas por dia durante os primeiros 60 dias! Nesse ponto eu preciso dizer que é fundamental o uso do sutiã porque é ele que vai modelar o seu seio durante o processo! Use e abuse dele e você colherá bons frutos disso. Eu por exemplo, ainda que já tenha passado 3 meses da cirurgia, continuo usando ele.

Publicidade

E sobre as dores da mamoplastia redutora?

Eu particularmente senti poucas dores. Elas aconteciam mais nos primeiros dias mas, nesse período você vai estar tomando os remédios que o médico indica. Então esses remédios ajudarão com isso. No mais, senti dores bem pontuais e rápidas. Nada agressivo e nem insuportável. E ainda, no meu caso, o que mais “doeu” foram as laterais, onde o médico fez uma lipoaspiração para remover aquela gordura dos seios que ficam em direção as axilas. Mas nem posso chamar de dor. Vou chamar de pequenos desconfortos super suportáveis.

Uma coisa que doeu foi remover os pontos. Porque a enfermeira tirou uns 5 metros de linha de dentro de mim. Mas também foi bem pontual e no meu caso, eles me mandaram tomar um remédio antes, pra já chegar lá no consultório parcialmente anestesiada. Super funcionou. Doeu mas também não foi insuportável. Foi bem rápido.

Tudo o que fiz colaborou para o meu sucesso absoluto

Passado agora pouco mais de 3 meses da cirurgia, eu ganhei do meu cirurgião o título de “melhor paciente dos últimos 20 anos” e de “rainha da cicatrização”. Ele até me perguntou o que eu fiz durante o período e eu vou compartilhar com vocês. 

Em primeiro lugar, eu tinha muito medo de fazer cirurgia. Como eu nunca tive nenhum problema de saúde, fiquei meio receosa por conta de ter que tomar anestesia geral e de ficar cheia de pontos para cuidar. Tive um monte de medo bobo, mas de toda forma, eu respeitei isso. Por isso fiz tudo conforme as ordens do médico e não inventei moda.

Usei o sutiã religiosamente, tomei os remédios todos conforme as receitas, higienizei os pontos de acordo com as instruções do médico e enfermeira. Além do mais, me alimentei bem como nunca em toda minha vida. Comi muitos legumes e frutas. Tomei bastante água. Não ingeri álcool e muito menos fumei (parei de fumar inclusive). E aproveito para dizer que o fumo torna o processo de cicatrização difícil. Então não arrisque!

Como estou me sentindo hoje

Pode parecer exagerado mas eu me sinto uma nova mulher. Minha auto estima voltou como nunca, tenho praticado esportes que antes eram um incômodo para mim. E nossa, não tem sensação mais maravilhosa do que vestir uma blusinha e se sentir maravilhosa. Ou então poder vestir um sutiã bonito! Ou então de olhar no espelho e ver o seio “levantado, firme e jovem”. 

Nem preciso comentar que além disso, as minhas dores crônicas, que foram o motivo principal que me levou à cirurgia de mamoplastia redutora, passaram. Foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.  Eu me sinto plena, como se tivesse ganhado um presente da vida. Espero que você também realize esse sonho! E se você estiver com medo, apenas escolha bem o médico e siga as recomendações. Você não vai se arrepender! 

Carol Mendes

Jornalista, escritora e muito interessada em distribuir conhecimento pelo mundo. Alguém que está no mundo para fazer algo que ainda ninguém fez. Ou pelo menos não da mesma forma! Muito prazer, meu nome é Carol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *