Estilo de Vida

5 exercícios para glúteo para empinar o bumbum

Um dos focos de quem treina são os exercícios para glúteo. No conjunto de elementos que englobam a boa forma e a saúde, constam os objetivos de tonificar e fortalecer os glúteos. Nesse sentido, ter glúteos fortes e tonificados não se trata apenas de uma questão estética, mas também de saúde e de desempenho físico. 

Muitas pessoas não sabem, mas os músculos glúteos, que incluem o glúteo máximo, o glúteo médio e o glúteo mínimo, são alguns dos músculos mais poderosos do corpo humano. Dessa forma, eles desempenham um papel muito importante na estabilização da pelve, sem contar no apoio da coluna vertebral e na facilitação dos movimentos do quadril. 

Para que os exercícios para glúteo sejam desmistificados e incorporados à rotina de exercícios de todos, elencamos algumas dicas, baseadas em evidências científicas, de como você pode fortalecer e tonificar esses músculos vitais:

1. Agachamento

Talvez um dos exercícios para glúteo mais conhecidos, o agachamento é um dos mais eficazes para fortalecer os glúteos. De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Strength and Conditioning Research, o agachamento com barra é extremamente eficaz no engajamento de vários músculos do corpo junto aos glúteos.

2. Ponte de glúteos

A ponte de glúteos é outro exemplo exercício para glúteo que apresenta resultados muito eficazes para os músculos dessa região do corpo. Esse exercício traz diversos benefícios que extrapolam a região dos glúteos, tais como:

  • Melhora a estabilidade do core: a ponte de glúteos contribui com diversos músculos do core, incluindo os da região lombar, abdominais e oblíquos;
  • Melhora a estabilidade do quadril: com esse benefício, a ponte de glúteos é particularmente indicada àqueles que passam muito tempo sentados durante o dia.

3. Avanço

Os avanços são exercícios para glúteos que trazem resultados excelentes. Por trabalharem cada perna individualmente, podem ajudar a melhorar o equilíbrio e a coordenação, além de tonificar os glúteos. Nesse sentido, pesquisas apontam que os avanços frontais ativam os músculos dos glúteos de maneira ainda mais eficaz do que os avanços laterais e/ou traseiros.

4. Step-Up

O step-up é outro exercício eficaz para os glúteos, que também contribui com os quadríceps e com os isquiotibiais. Na prática, o step-up é executado com o uso de uma caixa ou degrau, em que você sobe e desce, alternando as duas pernas.

Publicidade

É um dos exercícios para glúteo mais eficazes, pois requer que você use esses músculos para levantar o corpo. Além disso, ele também trabalha outros músculos das pernas e pode ser usado para melhorar o equilíbrio e a estabilidade.

5. Kickbacks

Os kickbacks são um exercício de isolamento, que tem como foco os glúteos. Sua execução consiste em ficar na posição de quatro apoios, com os joelhos e as mãos (ou cotovelos) apoiados no chão e com a planta do pé paralela ao teto. A seguir, de maneira alternada, elevam-se as pernas. Como principais benefícios, eles ajudam a:

  • Melhorar a postura;
  • Trazer mais flexibilidade e mobilidade ao quadril;
  • Estabilizar o core.

Exercícios para glúteo: uma excelente alternativa para manter a saúde e a boa forma

Ao incorporar os exercícios para glúteo em sua rotina de atividades físicas, você colherá frutos não apenas nos resultados dos glúteos, mas em diversas outras partes do corpo. Conforme verificamos em cada um dos 6 exercícios acima, as vantagens de treinar glúteos são inúmeras, abrangendo benefícios para o corpo como um todo.

No entanto, lembre-se de que é importante realizar todos esses exercícios para glúteo de forma correta, de preferência, com a orientação de um profissional. Dessa forma, os resultados serão maximizados, e os riscos de lesões, minimizados. Além disso, é de suma importância que esses exercícios sejam devidamente combinados esses exercícios com uma dieta saudável e equilibrada 

A partir de uma estratégia personalizada, levando em conta as particularidades do seu corpo, será possível obter os melhores resultados. Sempre consulte um profissional de saúde ou um treinador físico qualificado antes de iniciar uma nova rotina de exercícios.

Manoela Lopes

Jornalista e escritora. Apaixonada por contar boas histórias e ajudar as pessoas com o meu conhecimento. Prazer, pode me chamar de Manu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *