Autoconhecimento

Conheça os 6 benefícios da meditação para o corpo e mente

Os benefícios da meditação são incalculáveis e merecem a nossa atenção. Mas, antes, vale ressaltar que a meditação, no geral, pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular. Dessa forma, tem como objetivo esvaziar a mente, aumentar seus níveis de concentração e alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Presente em várias culturas, alguns povos buscam, através da meditação, estados elevados de consciência, outros usam a prática apenas para relaxar. A maioria das pessoas que pratica concorda que a meditação ajuda a se desligar do mundo exterior e se conectar com o que realmente importa: o momento presente

O significado mais comum da palavra “meditar” vem do latim “meditare” que significa “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”.

Conheça, neste texto, um pouco mais sobre meditação, como ela atua na saúde mental, reduzindo o estresse, os benefícios da meditação no corpo e as vantagens de meditar diariamente. 

História da meditação

Embora não se saiba a data exata do surgimento da técnica, os mais antigos relatos encontrados sobre a meditação datam de 1500 a.C em textos hindus e taoístas (China) atrelados a questões espirituais. Já em 500 a.C. o budismo deu início a seu legado na prática, através dos ensinamentos deixados por Sidharta Gautama, o Buda.

No mundo ocidental, a meditação chegou na segunda metade do século 20. Só nos anos 70 que as primeiras pesquisas sobre as respostas fisiológicas da prática foram apresentadas pelos pesquisadores – que ajudaram na compreensão dos seus reais benefícios, desvinculando-a do viés religioso.

6 benefícios da meditação e seus impactos no corpo:

Os benefícios da meditação têm sido associados à saúde física e mental, incluindo:

1. Redução dos sintomas do estresse e da ansiedade: a meditação ajuda a reduzir os níveis de cortisol, um dos hormônios sinalizadores do estresse. Também ajuda a aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor que está relacionado ao bem-estar.

Publicidade

A redução do estresse e da ansiedade é um dos benefícios da meditação mais bem documentados. Estudos mostram que a meditação pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca, a pressão arterial e os níveis de cortisol. Também pode ajudar a melhorar o humor, a reduzir a irritabilidade e a aumentar a sensação de bem-estar.

2. Melhor qualidade do sono: a meditação pode ajudar a dormir melhor, pois ajuda a acalmar a mente e o corpo. Indiretamente, a meditação, ao colaborar com a redução da ansiedade e do estresse, pode interferir positivamente no sono. Diretamente, com o relaxamento muscular e com a melhora da respiração, a meditação pode facilitar o adormecimento.

3. Expansão da autoconsciência: a meditação é uma das mais eficazes maneiras de melhorar a autoconsciência. A prática regular ajuda a desenvolver uma melhor compreensão de si mesmo.

frases de ansiedade

42 frases de ansiedade para acalmar o espírito e a mente

4. Aumento da empatia e da compaixão: a meditação pode ajudar no desenvolvimento da empatia e da compaixão, pois nos ajuda a entender melhor os nossos próprios pensamentos e emoções, e os dos outros.

5. Aumento da concentração: comprovadamente, a meditação ajuda a melhorar a atenção e a concentração. Isso ocorre porque a prática meditativa promove o treinamento mental para a concentração em um único objeto ou pensamento, o que pode ser útil para o trabalho, os estudos e a vida cotidiana.

6. Redução de dores crônicas: ao colaborar com a redução da tensão muscular e da ansiedade, a meditação pode ajudar a reduzir a dor crônica. Neste caso, os estudos mostram que a meditação pode ajudar a reduzir a intensidade da dor, a necessidade de medicação e o impacto da dor na qualidade de vida.

Como começar a meditar diariamente?

Para usufruir dos benefícios da meditação, você não precisa de nenhum equipamento especial para praticar e não há contraindicação, independentemente da idade ou do estilo de vida. Para conseguir se desconectar e iniciar uma jornada de meditação, é necessário persistência e paciência, até que a prática leve ao hábito.

É possível meditar sozinho/a, com um professor, utilizando um aplicativo, assistindo a um vídeo na internet, entre outros. Confira dicas que podem facilitar nas primeiras práticas:

  • Encontre um lugar tranquilo e confortável para meditar;
  • Escolha uma posição que seja confortável para você, seja sentado, deitado ou de pé;
  • Feche os olhos e concentre-se na sua respiração;
  • Observe a sua respiração sem julgamento, simplesmente observando como ela entra e sai do seu corpo;
  • Se seus pensamentos vagarem, não se preocupe, apenas gentilmente os traga de volta para sua respiração.
mindfulness

Mindfulness e autoconhecimento: a dupla capaz de revolucionar sua vida

Vida saudável e equilibrada 

Em meio a um estilo de vida cada vez mais acelerado e conectado, os benefícios da meditação podem ser bons recursos para o cultivo da saúde mental e do bem-estar. São exercícios que podem ser feitos em casa e que estimulam a conexão emocional e de autocuidado. 

Se você busca uma vida mais saudável e equilibrada, considere dar uma chance à meditação. Sua mente e seu corpo agradecerão. Lembre-se de que cada pessoa é única, então experimente diferentes abordagens de meditação até encontrar aquela que mais se adapta a você. O importante é começar e se permitir explorar os benefícios transformadores que essa prática milenar pode proporcionar.

Publicidade

Manoela Lopes

Jornalista e escritora. Apaixonada por contar boas histórias e ajudar as pessoas com o meu conhecimento. Prazer, pode me chamar de Manu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *