Autoconhecimento

6 segredos do autoconhecimento para alcançar o sucesso pessoal

O autoconhecimento não se trata de uma fórmula mágica, que se descobre e se aplica uma única vez na vida. Ao contrário disso, ele exige prática e disciplina. Contudo, para que seja realmente efetivo, o autoconhecimento precisa estar conectado com todas as instâncias das nossas vidas. Pensando nisso, depois de muito pesquisar e testar, nós descobrimos que há 7 segredos do autoconhecimento que todos deveriam saber.

Dentre principais vantagens de ter em mãos essas informações, destacam-se as seguintes:

  • Com autoconhecimento é possível tomar decisões mais assertivas;
  • Quem tem autoconhecimento entende melhor quais são os seus limites;
  • A descoberta de um propósito e a definição de objetivos na vida tornam-se tarefas menos complexas;
  • O sucesso pessoal e profissional são uma consequência direta para aquelas pessoas que possuem autoconhecimento.

Mas quais são, de fato, os 7 segredos do autoconhecimento? Mais do que isso: por que eles são tão importantes? A seguir, vamos listar cada um desses tesouros escondidos, que só vão fazer sentido a quem realmente está disposto a mudar a sua vida.

Não tenha medo de fazer perguntas

Um dos grandes diferenciais daqueles que desenvolvem o autoconhecimento é a preocupação em elaborar boas perguntas. Na prática, isso quer dizer que não vale a pena viver buscando respostas prontas e infalíveis. Quem se empenha em autoconhecer-se, ao contrário de correr atrás de respostas simplórias e sem significado para si, compromete-se em aprimorar suas perguntas.

Questionar é a essência do aprendizado e do crescimento. Muitas vezes, o medo de parecer ignorante ou inseguro nos impede de fazer perguntas, mas é através delas que eliminamos dúvidas, expandimos nossa compreensão e fortalecemos conexões. Em vez de hesitar, devemos abraçar a curiosidade, pois cada pergunta é uma porta aberta para novos conhecimentos e perspectivas. 

Ao deter-se nesse processo, as chances de identificar pontos fracos e de reconhecer quais mudanças são necessárias são enormes. Elaborar boas perguntas de acordo com a especificidade da sua própria situação de vida, é a única fórmula eficaz de encontrar o seu próprio lugar no mundo.

Não tenha medo do desconhecido

O caminho do autoconhecimento não é isento de medo, mas ter coragem não significa não sentir medo. Significa prosseguir mesmo estando com medo e apesar de qualquer coisa. Abrace o desconhecido e terá belas surpresas pelo caminho.

Publicidade

De acordo com o neurocientista Gregory Berns, “O caminho para experiências gratificantes passa pelo terreno do desconforto”. A nossa mente é condicionada para amar histórias de superação. Quando passamos por momentos difíceis e naturalmente desconfortáveis na vida, passamos a encontrar sentido e significados que antes, estando confortável em uma situação, não víamos, ou simplesmente não enxergávamos daquela maneira. 

Vigie seus pensamentos com honestidade

Já sabemos que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira. E o autoconhecimento passa por olhar para si com carinho e profunda honestidade. A nossa mente nunca pára de pensar e isso por vezes nos causa um esgotamento mental que dificulta a leveza que é preciso ter na vida. 

Mas será que esse esgotamento tem a ver com essa questão biológica da mente que “nunca pára de pensar”? Na realidade, o único problema de não parar de pensar é estar pensando com recorrência em situações e assuntos que jogam nossa autoestima e positividade para baixo. Frequentemente ficamos remoendo águas passadas, situações inconvenientes e, principalmente, as nossas raivas.

Vigie seus pensamentos com máxima honestidade e procure compreender porque você está preso em ciclos de pensamentos desgastantes. Conhecer o problema e encará-lo é o primeiro passo para resolvê-lo.

Herança emocional

O autoconhecimento vai te fazer perceber e entender qual é realmente o seu papel no mundo. Não carregue consigo cargas negativas e pesos extras de conflitos que você não criou. Coloque-se como prioridade e depois tente ajudar ou endossar o conflito de outras pessoas. Só estando bem consigo mesmo é que conseguiremos efetivamente estender a mão e ajudar alguém. 

Portanto, identifique quais ideias e pensamentos são apenas reflexos de coisas que você aprendeu no passado. Procure encontrar aquilo que veio direto da sua infância e verifique atentamente se você concorda com essas ideias. Muitas vezes estamos apenas reproduzindo expectativas que colocaram em nós mas que na realidade, não se aplicam a quem somos. E claro, guarde com carinho também aqueles ensinamentos valorosos que recebemos de nossos familiares queridos.

Abrace o conhecimento

Na era da informação em que estamos, nunca tivemos tanto acesso ao autoconhecimento como agora. E isso passa por desenvolver a nossa habilidade de sempre querer aprender mais. Para obtermos resultados diferentes na vida, precisamos fazer coisas que nunca havíamos feito antes. Parece até óbvio dizer isso mas, aquilo que é óbvio também precisa ser dito. 

Por trás de aprender coisas novas e de buscar mais conhecimento se escondem grandes portais de mudanças em nossas vidas. Às vezes um livro novo nos faz abrir os olhos para grandes oportunidades. Às vezes o contato com uma pessoa de outra cultura nos ajuda a enxergar o mundo com outros olhos. Não importa a forma de acesso a novos conhecimentos, apenas esteja disponível como aprendiz da vida e ela com certeza lhe retribuirá.

Não se compare aos outros

A sua busca pelo autoconhecimento vai passar necessariamente por entender que você é único! Ainda que todos os seres humanos compartilhem de características em comum, cada pessoa tem suas próprias experiências e formas de ver o mundo. E são justamente essas experiências que moldam a maneira como reagimos e sentimos as adversidades da vida. Viemos de famílias e culturas diferentes, logo é natural que pensemos diferente. 

Esteja disponível para ouvir conselhos de quem está em lugares que você gostaria de estar agora, mas entenda que o caminho até esse lugar é único para cada um. Você nunca vai conseguir reproduzir a mesma jornada de outra pessoa. E mais do que isso, acredite na riqueza dos detalhes da sua própria vida. São os mínimos detalhes da sua história que te darão as setas do seu destino e só você é capaz de decifrá-las.

Publicidade

Agora que você já sabe os maiores segredos do autoconhecimento, não perca mais tempo e comece imediatamente a praticar esses ensinamentos em sua vida. Você nunca vai se arrepender por dar o primeiro passo para mudar a sua história. Acredite na vida e ela irá acreditar em você.

Manoela Lopes

Jornalista e escritora. Apaixonada por contar boas histórias e ajudar as pessoas com o meu conhecimento. Prazer, pode me chamar de Manu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *