Vença o vício da procrastinação com 6 hábitos simples
Quem não consegue evitar a procrastinação sabe o quão prejudicial ela pode ser na vida. Desde as tarefas mais básicas do dia até aquelas mais complexas são candidatas à procrastinação. A curto prazo, vamos acumulando afazeres. A longo prazo, a procrastinação pode gerar muitos prejuízos, impedindo que objetivos sejam alcançados por conta da falta de rotina e disciplina apropriadas à sua realização.
A boa notícia, no entanto, é que existem métodos bastante eficazes para superar esse hábito tão danoso. Neste artigo, vamos destacar seis hábitos que podem ajudar você a quebrar o ciclo de procrastinação e impulsionar a sua produtividade:
1. Torne as tarefas acessíveis
Muitas pessoas organizam os seus afazeres de uma maneira que não facilita a sua execução. Em outras palavras, um dos maiores obstáculos à produtividade é a percepção de que uma tarefa é muito grande ou que vai tomar muito tempo e/ou energia.
Dessa forma, o grande segredo para superar essa percepção, que geralmente é paralisante e angustiante, é quebrar tarefas grandes em partes menores. Na prática, trata-se de torná-las mais gerenciáveis e palatáveis, diminuindo o seu impacto no que diz respeito à percepção de tempo e esforço que serão demandados para a sua realização
Ao torná-la menos intimidadora, a tarefa, via de regra, é feita com mais prontidão e rapidez. Além disso, esse truque proporciona uma sensação de realização a cada passo concluído, mantendo a motivação em alta.
2. Faça uma lista e priorize
Outra alternativa para combater a procrastinação é aprender a priorizar as tarefas. Sem organização, todas as demandas ficam confusas, de modo que não conseguimos visualizar tudo o que, de fato, precisamos fazer. Sem contar que, ao não elaborarmos uma lista prioritária, o tempo para realizar as tarefas também vira uma incógnita, resultando em falta de vontade de começar (na maior parte das vezes, nem se sabe por onde).
Para solucionar esse problema, portanto, faça uma lista e priorize suas responsabilidades, tendo em vista a importância de cada uma, bem como o seu prazo. Nesse sentido, ter uma visão clara do que precisa ser feito pode evitar o sentimento de sobrecarga que, na maioria das vezes, leva à procrastinação.
3. Cultive o hábito da disciplina temporal
Você já experimentou criar um planejamento verdadeiro para o seu tempo? Se ainda não provou os benefícios dessa prática, faça o quanto antes. Isso porque, ao ter a gestão do tempo em mãos, você é capaz de evitar a procrastinação.
Em outras palavras, a função central desse hábito é desenvolver uma rotina estruturada e viável. Dentre os aspectos que isso inclui, destacam-se a definição de horários específicos para se concentrar em cada uma de suas tarefas, garantindo intervalos regulares para relaxar e recarregar. Nessa organização, portanto, estão inseridos momentos de lazer e hobbies, previamente estabelecidos, a fim de que existam não como uma fuga, mas como parte do seu planejamento integral.
4. Implemente a técnica pomodoro
Para quem nunca ouviu falar, a técnica pomodoro consiste em um método popular para gerenciar o tempo, a fim de combater a procrastinação. Na prática, ela envolve trabalhar de maneira focada por 25 minutos, que devem ser seguidos por uma pausa de 5 minutos. A ideia, com essa técnica, é que os períodos de trabalho curtos e intensos possam maximizar a produtividade, enquanto as pausas regulares são úteis para que haja a devida recuperação da energia, além de ajudarem a manter a motivação.
5. Pratique a autocompaixão
Pode parecer estranho, mas a grande verdade é que a autocompaixão é uma ferramenta importante na luta contra a procrastinação. E o motivo é bastante simples: a procrastinação tende a ser alimentada pelos sentimentos de medo e fracasso.
Ao praticar a autocompaixão, redescobrimos nossa força interna e aprendemos a abraçar nossas imperfeições com amor e aceitação. Lembre-se de que ser gentil consigo mesmo é o primeiro passo para uma vida mais equilibrada e harmoniosa.
Portanto, ao praticarmos a autocompaixão, é possível reconhecer que todos cometem erros e falham de vez em quando. Quando se torna um hábito, a prática da autocompaixão pode realmente ajudar a reduzir a pressão e o medo associados às tarefas, tornando-as menos assustadoras.
6. Mantenha um ambiente de trabalho inspirador e livre de distrações
Preste muita atenção no seu ambiente de trabalho. Muitas vezes, as pessoas demoram a perceber que o grande problema da sua procrastinação está, na verdade, associado ao ambiente onde trabalham. Nesse sentido, o ambiente de trabalho pode ter um grande impacto em sua produtividade.
Para se certificar de que as condições estão propícias a uma produção saudável e livre de intempéries ambientais, conserve um espaço de trabalho limpo e organizado. Assim, certamente você minimizará as distrações, e o seu foco será mantido com muito mais facilidade.
Procrastinação: preste atenção em você e aprenda a organizar sua rotina
Em síntese, a procrastinação pode ser resultado de uma série de questões ambientais e comportamentais que nos prejudicam de formas diferentes. Portanto, cada caso precisa ser avaliado de maneira personalizada, de modo que as alternativas adotadas para solucionar o problema sejam efetivamente eficientes.
Lembre-se: você é um ser único, e a solução dos seus problemas também é. Dessa forma, treine a autocompaixão e a observação atenta a você aos seus hábitos. Com cuidado e atenção, você certamente encontrará os melhores caminhos para superar a procrastinação e tornar-se mais produtivo e satisfeito com o seu desempenho no dia a dia.