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Reclamou da empresa e não resolveu? Use o consumidor gov

Você já ouviu falar na plataforma do consumidor gov? Essa é uma plataforma que todo o consumidor deve conhecer, pois é uma forma de garantir os direitos do consumidor. Na prática, é possível registrar reclamações contra empresas prestadoras de serviços e produtos, de modo que elas sejam notificadas e pressionadas a prestar contas a respeito.

O consumidor gov é um serviço do governo, criado para que os cidadãos possam registrar uma reclamação contra empresas. Nesse sentido, existem várias empresas que são cadastradas nele, o que permite que o órgão de fiscalização responsável do governo opere como mediador entre o consumidor e a empresa.

O mais interessante dessa plataforma do consumidor gov é que ela realmente faz a ponte entre as empresas e os cidadãos. Em termos práticos, os consumidores solucionam o seu problema por meio dela, ou, se o seu problema não tem solução, conseguem, eventualmente, brindes e recompensas da empresa. 

Os exemplos mais clássicos e recorrentes do consumidor gov são os das operadoras de telefone e internet. Dessa forma, se você registrar uma reclamação por má qualidade de internet do seu plano móvel, você pode ganhar um plano com mais internet ou até mesmo bônus de internet e de ligações. A lógica é que, pelo fato de as empresas deverem prestar contas ao consumidor gov, vários casos como esse acontecem.

Como registrar uma reclamação no consumidor gov? 

O processo para registrar uma reclamação no consumidor gov é bem simples e prático. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site consumidor.gov.br:
  1. Caso você não tenha, é preciso criar uma conta no consumidor gov para poder fazer sua reclamação;
  2. Depois de criada a conta, você vai ir até o canto direito superior da página:
  1. Entre na sua conta, colocando os seus dados de acesso (CPF e senha cadastrada na etapa 2):

  2. Clique em “Nova Reclamação”:
  1. Siga o passo a passo da identificação da empresa e descrição do seu problema, preenchendo todos os campos exigidos pela plataforma:

Como acompanhar minha reclamação no consumidor gov?

Depois que você realizou a sua reclamação, é o momento de esperar o retorno da empresa. Através do seu email cadastrado na plataforma, você receberá notícias a respeito do andamento do seu processo.

Além disso, ao realizar uma reclamação no consumidor gov, você tem a oportunidade de ver a reputação da empresa, por meio dos dados que o próprio site disponibiliza em termos de taxa de respostas e de solucionamento de problemas.

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Em outras palavras, ao selecionar a empresa responsável pelo seu problema, você pode verificar a quantidade de reclamações que ela tem e o percentual de problemas resolvidos. 

Agora que você já sabe como utilizar essa plataforma, não deixe de registrar suas reclamações sempre que necessário, pois isso significa correr atrás dos seus direitos. Ao cobrar das empresas, você estará simplesmente exigindo que elas cumpram com o seu dever.

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Manoela Lopes

Jornalista e escritora. Apaixonada por contar boas histórias e ajudar as pessoas com o meu conhecimento. Prazer, pode me chamar de Manu.

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